Já observou como são as mães? São seres que fazem mil coisas ao mesmo tempo.
Estão sempre com pressa e em estado de alerta. Ser mãe muda completamente a rotina de qualquer mulher, e a maternidade por trazer muito Stress.
Esse Stress materno deve ser observado e tratado. As mães costumam perder a identidade de mulher depois que têm os filhos.
O filho fica em primeiro plano em tudo. Se quer arrumar o cabelo, fazer um exercício, cuidar de si mesma, primeiro o filho tem que estar bonzinho, dormindo ou com alguém de confiança.
A mente de uma mãe nunca para, não tem folga, nem tira férias. Ela quer saber se o filho está bem, se tomou banho, se comeu, se está calmo, se ele está se desenvolvendo bem, se ninguém o magoou, etc.
A ligação de uma mãe com o filho é algo intrínseco na mulher.
Já nascemos mães, alertas ao espaço do outro e com senso de cuidado. Observe que, as meninas pequenas quando se encontram cuidam umas das outras, ou de crianças menores sem o menor esforço, para elas estão brincando. Mas, isso já é uma preparação interna para o futuro.
Algumas pessoas julgam as mulheres que ficam trabalhando em casa na educação e cuidados dos filhos de forma exclusiva como se não fizessem nada. Cuidar de uma criança gera muito mais Stress do que qualquer outro trabalho. Não se tem um manual de instrução. Você vai tentando acertar e sempre irá acontecer de errar em alguns momentos.
“Errar” é algo inaceitável para uma mãe. Construímos uma imagem de que mães são dóceis, amáveis, pacientes, perfeitas. E com isso, quando uma mãe vê que está cansada e não consegue se comprometer com esse processo 100%, sendo aquela fantasia de mãe criada pela sociedade, ela se destrói em Stress e sofrimento. O que a deixa culpada por não ser uma boa mãe.
Ser mãe toda mulher é. Elas são atenciosas, gostam de ajudar e de amar as pessoas. Mas, não são perfeitas. Neste mundo isso não existe. Portanto, é preciso um trabalho interno para aceitar a imperfeição e se reorganizar mentalmente. Quando isso não acontece, o resultado pode ser estrondoso, causando doenças somáticas, enxaquecas, dores estomacais, dores na coluna, etc.
Além dos fatores emocionais, onde a mãe se torna irritadiça, podendo ter surtos de raiva, de tristeza e choros incessantes. Tudo fica muito pesado e o cansaço é interminável.
Se você é mãe e se encontra assim, retome seu Eu, comece a cuidar de si mesma, das suas emoções e mude algo na sua rotina, faça terapia.
Procure uma atividade que te faça bem, tenha seus momentos. Não se culpe por querer a si mesma de volta. Isso, não quer dizer que você é uma mãe ruim. Isso, significa que você está ensinando seus filhos a se amarem. Mostrando a eles que se cuidar é algo importante e que independente das mudanças da vida nunca devemos deixar de nos amar.