No momento, você está visualizando O que é Ressignificar?

O que é Ressignificar?

Uma mulher dirigia um Santana 98 e isso a aborrecia. Achava o carro velho e de “difícil” direção. Ao estacionar notou um olhar sobre o carro. Um menino se aproximou com os olhos iluminados e disse:

– Nossa tia! Esse carro foi do meu pai! Ele adorava esse carro! (o pai do menino havia falecido há poucos meses).

Depois disso o Santana 98 começou a ter outro significado para a mulher que passou a vê-lo com mais afeto. O significado de todo acontecimento depende da forma pela qual o vemos. Quando mudamos o olhar, mudamos o significado.

O carro velho é algo ruim no contexto da mulher, mas quando ela conhece a história do carro através do olhar do menino, o carro se torna algo bom. Isso se chama ressignificar.

Afinal, O que é Ressignificar?

Ressignificar na prática é a capacidade que temos e quase nem percebemos de encarar de forma simples situações que antes eram complicadas. É perceber o fato vivido com um olhar novo, dando a ele um sentido diferente.

Existem muitas fábulas e estórias que contam acontecimentos que mudam de significado quando muda o enquadre. O patinho feio, por exemplo, se acha feio no contexto dos patos, mas quando descobre ser um cisne ele se vê mais lindo do que os patos pelos quais ele se comparava.

O som dos pássaros e das pessoas andando na rua tem pouco significado. Porém se você está do lado de dentro da sua casa deitado em silencio e escuta esses sons têm outro significado.

A ressignificação é um instrumento poderoso que pode melhorar a vida de qualquer pessoa. O fato ocorrido não será mudado, o significado do acontecimento sim. E quando o significado é modificado nossa forma de agir também muda.

O pai reclama da filha teimosa, mas a filha teimosa aprendeu essa tenacidade com o pai que é determinado e persistente e talvez seja essa teimosia que a ajudará em algum momento da vida dela. Ser teimosa é algo ruim no contexto da família, porém pode ser bom no mundo dos negócios, por exemplo.

Todos os acontecimentos e experiências são apropriados em um determinado momento. Existem situações que pedem o ressignificado, como o ressignificado da vida diante da doença, encontrar um ressignificado do lazer para a vida do idoso, ressignificar a alimentação para pessoas que estão acima do peso.

A criança não quer o alimento sem nunca ter provado, por achar que ele é ruim. Se ela ressignificar o alimento vendo o que de bom ele pode oferecer, provavelmente ela gostará.

Ressignificar é aprender a sentir de outro modo os fatos da vida! A experiência de vida de cada um que determina o significado dos fatos. Assim como o significado que você vai dar a esse texto.

Afinal, cabe à pessoa procurar a melhor forma de ressignificar a vida!

Compartilhar:

Dayane Fagundes

Dayane Fagundes é Escritora, Terapeuta, ThetaHealer, Psicóloga e Facilitadora de Barras de Access® certificada internacionalmente pela Access Consciousness®. Formada em Psicologia há mais de 15 anos, trabalhou com a psicoterapia convencional na área clínica durante todo seu trajeto profissional até o momento atual. Atualmente, trabalha com várias técnicas de cura energética, como: Barras de Access®, ThetaHealing®, Facelift, MTVSS, Auriculoterapia de Bio-informação e Tarô Sistêmico. Em seu livro, A Busca da Essência, mostra o caminho do autoconhecimento para que a própria pessoa saiba lidar com o estresse e emoções negativas buscando apenas seus próprios recursos internos. Uma estudiosa do comportamento humano, sempre se renova com cursos de autodesenvolvimento. Tem a missão de levar empoderamento às pessoas, trazendo a consciência de todo poder pessoal existente dentro delas mesmas.

Deixe um comentário