A gratidão é uma arma poderosa frente ao estresse do dia-a-dia. Estudos demonstram que a gratidão tem o poder de reaver e manter a saúde física e mental.
Ela pode mudar a sua energia e está sendo muito usada pelos psicólogos como estratégia para trabalhar sentimentos negativos e depressão.
Sentir gratidão começa com a sua forma de pensar, de reconhecer e prestar atenção em tudo que você tem de dádivas, de positivo.
Para uma pessoa depressiva, por exemplo é difícil enxergar as coisas boas, pois o foco da sua atenção está nos problemas que ela enfrenta. Quando agradecemos nos libertamos de bloqueios energéticos. A mente adquire calma e o corpo fica tranquilo trazendo um estado de paz.
Mas, como sentir gratidão?
Você alguma vez já parou para pensar no quanto tem a agradecer?
Já se sentiu grato por estar vivo?
Já pensou no quanto é sortudo por ter as coisas que tem, pelas pessoas ao seu redor, por tudo o que já teve a chance de fazer, pela sua saúde, por poder fazer tudo o que você faz?
Existem muitas pessoas no mundo que sonham em ter o que você tem, que sonham em ter as oportunidades que você teve, que sonham até em poder ler um texto como este você está lendo agora.
Algumas pessoas, não tem almoço hoje, não tem como estudar, não enxergam, não andam, etc. Exercite sua gratidão! Se você tem saúde, agradeça. Se você tem onde morar, agradeça. Se você pode acessar internet, agradeça. Se você tem sua família perto de você, agradeça. Se você tem um trabalho, agradeça. Se você tem bons amigos, agradeça.
Se não consegue enxergar o valor disso tudo, faça o contrário: pense em como seria perder cada uma destas coisas.
E se hoje fosse seu último dia de vida, o que você teria a agradecer?
Praticar a gratidão faz você ver o poder que ela tem de melhorar a sua mente e corpo. Nesta hora todas as coisas simples se tornam as melhores da sua vida.
Valorize pequenos momentos, como estar com a sua família, dar um abraço em alguém ou brincar com seu bichinho de estimação.
Sentir gratidão ajuda a curar! Cura feridas, cura mal-estares e até doenças.
Pratique a gratidão e veja como a sua vida pode mudar!