No momento, você está visualizando Como melhorar a sua vida sem ter que fazer grande esforço?

Como melhorar a sua vida sem ter que fazer grande esforço?

Entenda como fazer pequenas mudanças usando mindfulness!

A mente humana tem grande capacidade de adaptação e aprendizado. Por esse motivo estamos vivendo cada vez mais no piloto automático. Acordamos, escovamos os dentes, tomamos café e vamos ao trabalho sem ao menos perceber isso.

Por que isso acontece?

Aquilo que fazemos várias vezes é automatizado pelo nosso sistema.

As primeiras vezes que você passar marcha em um carro, terá que prestar bastante atenção e provavelmente sentirá um pouco de dificuldade. Com o tempo passar marcha se torna algo tão natural que será tido como automático pelo seu cérebro, você não precisará se esforçar para isso.

Isso acontece também, quando pegamos sempre um mesmo caminho, mal percebemos como chegamos ao destino, ou ainda, estamos tão acostumados com o caminho que mesmo quando temos outro destino nós nos pegamos fazendo esse caminho.

O mindfulness ou atenção plena, é uma teoria que traz a nossa consciência o quanto estamos automatizando ações importantes do nosso dia a dia. E com isso deixamos de sentir, de ter prazer em pequenas coisas que fazem toda a diferença na nossa motivação e felicidade.

Quando entramos no piloto automático temos uma tendência a não ter prazer nas nossas vivências. Os dias parecem iguais e quase nada te faz feliz.

Se você tem se sentido assim, vou deixar aqui uma técnica de mindfulness para começar a voltar a sua mente para seus 5 sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).

Se você aprender a trabalhar com seus sentidos verá a vida com uma lente colorida e não preto e branco.

O exercício de hoje é bem simples. Ao tomar banho observe que sua mente sempre está em algum lugar, menos naquilo que você está fazendo no momento, no banho. Você pensa no seu dia, no que aconteceu ou no que vai fazer daqui a pouco. Mas, não aproveita a sensação de ter a água com a temperatura que deseja caindo sobre seu corpo e te proporcionando bem-estar.

Portanto, preste atenção na água, na temperatura, na sensação boa que é poder ter esse momento para relaxar a tensão do dia sem pensar nela. Pense apenas que essa água está limpando toda a negatividade e está fazendo muito bem ao seu corpo.

Para ajudar a se concentrar use seus sentidos. Direcione o olhar para o sabão, para seus movimentos ao encostar em si mesmo. Sinta como pode ser prazeroso e relaxante quando você direciona sua mente para isso. Se o pensamento fugir, volte para o momento, pense em como é bom poder tomar um banho e se sentir relaxado (a).

Neste momento mentalize apenas bons pensamentos, como o de que a água está levando todo o cansaço do seu dia, trazendo equilíbrio e cura.

Pequenas atividades do nosso dia-a-dia podem ser trabalhadas para que percebamos o quanto estamos vivendo alienados de pequenos prazeres que a vida nos proporciona.

Esse exercício acima foi apenas um exemplo, de muitas atividades que realizamos no automático. Comemos sem perceber, trabalhamos sem prestar atenção, não conseguimos nem dormir direito por não aprender a desligar nossa mente do automático, a mente continua funcionando em ritmo acelerado à noite.

O tratamento direcionado para a atenção plena, pode ajudar muito no emagrecimento, na insônia, na ansiedade e em muitas outras questões. Ele busca equilibrar a mente e os pensamentos, organizando-os sem termos que sair do nosso cotidiano para isso.

Compartilhar:

Dayane Fagundes

Dayane Fagundes é Escritora, Terapeuta, ThetaHealer, Psicóloga e Facilitadora de Barras de Access® certificada internacionalmente pela Access Consciousness®. Formada em Psicologia há mais de 15 anos, trabalhou com a psicoterapia convencional na área clínica durante todo seu trajeto profissional até o momento atual. Atualmente, trabalha com várias técnicas de cura energética, como: Barras de Access®, ThetaHealing®, Facelift, MTVSS, Auriculoterapia de Bio-informação e Tarô Sistêmico. Em seu livro, A Busca da Essência, mostra o caminho do autoconhecimento para que a própria pessoa saiba lidar com o estresse e emoções negativas buscando apenas seus próprios recursos internos. Uma estudiosa do comportamento humano, sempre se renova com cursos de autodesenvolvimento. Tem a missão de levar empoderamento às pessoas, trazendo a consciência de todo poder pessoal existente dentro delas mesmas.

Deixe um comentário