A emoção é resultado de uma ação perdida. Isso, porque quando algo não acontece como esperávamos, nos sentimos paralisados e a emoção começa a agir e crescer. Nesse momento, para não implodir escolhemos um “Inimigo”, nos perguntamos:
- Foi culpa de quem isso ter acontecido?
- Quem está ameaçando minha paz?
- Meu marido que não fez o que pedi?
- Meu colega de trabalho que nunca dá conta de fazer nada como eu quero?
- Por que as pessoas são tão ruins?
E assim, por diante.
Tânia sempre pensa que seu marido nunca faz nada direito. Isso porque ele não lava a louça como ela, não faz aquilo que ela imagina que ele deveria fazer. Pensamentos como este são gerados por uma crença.
Já parou para pensar que sempre estamos querendo que o outro seja como nós mesmos?
Enquanto as pessoas fazem o que esperamos que elas façam gostamos delas. Sempre que elas têm uma reação diferente do que esperamos, criamos emoções negativas. E muitas vezes, vamos deixando de gostar delas.
Emoções e comportamentos são produtos de crenças dos indivíduos. Primeiro surge a emoção, depois a emoção gera um comportamento. A perturbação emocional não é criada pelas situações, mas sim pelas interpretações que damos a elas.
Toda a nossa paz emocional depende da crença que criamos a respeito do mundo, das pessoas, do ambiente, das circunstâncias. Se adquirimos a crença de que todos estão querendo nos prejudicar, de que o ser humano é cruel, de que dinheiro faz a pessoa ser alguém ruim. Tudo isso ocasionará certos comportamentos e será criada uma defesa para cada uma dessas situações.
O importante é você saber que a emoção é criada por você. Por aquilo que você acredita. E seu sofrimento pode ser eliminado se trabalhar as suas crenças a seu favor. Você pode ver o outro como um ser imperfeito ou ver ele como alguém que está tentando te prejudicar.
Mas e se isso for apenas fantasias suas por achar que não pode confiar em ninguém desde que era criança?
Para aprender a equilibrar nossas emoções é preciso entender as próprias crenças, os seus pensamentos e ressignificá-los. Ver o outro lado da moeda. Dar amplitude à sua mente e leveza à sua vida.
Vamos começar a olhar mais para o lado de dentro. Tendemos a ver nossos problemas sempre como algo externo, algo que alguém nos fez. Mas, o segredo para encontrar a paz interior está dentro de nós.
A pessoa fez uma ação, mas você escolhe se quer deixar isso tirar a sua paz ou se quer seguir em frente.